No dia 15 de abril, a vereadora Karla Coser (PT) realizou uma sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Saúde. A data é comemorada anualmente em 7 de abril. O objetivo da cerimônia foi reconhecer os profissionais da rede pública e privada que dedicam suas vidas ao cuidado da população de Vitória.
Além das homenagens, o evento também foi um espaço de reflexão sobre a valorização desses trabalhadores e a importância do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Os profissionais da saúde são a linha de frente no cuidado com a nossa população. Seja no SUS ou na rede privada, são eles que garantem o bem-estar de todos. No entanto, enfrentam diariamente desafios como sobrecarga de trabalho, falta de recursos e o desmonte de políticas públicas essenciais. Valorizar esses profissionais não é apenas um reconhecimento, mas um compromisso com uma saúde digna e acessível para todos”, afirmou Karla.
Durante a cerimônia, a vereadora também falou sobre os problemas enfrentados na rede municipal de saúde, como a falta de estrutura, a desvalorização salarial e a escassez de medicamentos básicos. Ela destacou o empenho dos profissionais, mesmo diante dessas dificuldades.
“Sei que o trabalho de cada um de vocês, mesmo nessas condições, é o melhor possível e o mais bem feito. É na atuação cotidiana — seja na emergência, na prevenção ou na formação de novos profissionais — que se constrói uma saúde de qualidade”, completou.
Ao todo, 73 profissionais de diferentes áreas da saúde foram homenageados pelo papel essencial que desempenham na promoção do bem-estar da população.
Homenageados e suas biografias:
- Adriana Izidio Pires é casada, mãe, formada em Técnico de Enfermagem e Técnico de Laboratório. Atua na área da saúde há 33 anos, com experiência no setor público e privado. Trabalhou em laboratório, enfermagem, análises clínicas e patologia. Em 2021, enfrentou o maior desafio de sua carreira ao atuar na linha de frente do laboratório da central da COVID-19. Atualmente, trabalha na Prefeitura Municipal de Vitória, no laboratório da UBSJPA.
- Alexandre Pinheiro é pediatra formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com especialização em medicina intensiva pediátrica e neonatal. Com 20 anos de experiência na saúde pública, atua atualmente no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves e no Hospital Francisco de Assis. Participou de um importante projeto na US Jabour, que acolheu crianças e gestantes em risco social, oferecendo atendimento médico, psicológico e apoio comunitário, com grande impacto na comunidade.
- Aline Castelan Costa é médica graduada pela UFES desde 2014. Iniciou sua carreira na Estratégia em Saúde da Família (ESF) em Colatina e, posteriormente, em Alfredo Chaves. Atualmente, é servidora pública da Prefeitura de Vitória, onde atuou por mais de 3 anos na ESF e, atualmente, está lotada no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Vitória, parte da Gerência de Vigilância em Saúde do município.
- Aline Cruz e Sousa Zambom é médica formada pela UFES em 2007, tem 42 anos e é especializada em Cirurgia Geral e Proctologia. Casada com Thiago e mãe de duas meninas, Maria Carolina e Maria Antônia. É concursada da Prefeitura Municipal de Vitória desde 2010 como cirurgiã geral, tendo atuado no PASP e, nos últimos quatro anos, no PAPS.
- Ana Paulla Guzzo
- Angelica Sousa é nutricionista clínica, formada pela UFES, com experiência em emagrecimento e performance de atletas. Realiza atendimentos presenciais e online em Vitória.
- Anilda de Souza Rosa tem 48 anos, é baiana, mãe de um casal e avó de um neto, reside há mais de 20 anos no bairro Tabuazeiro, em Vitória (ES). Atua há 19 anos como Agente Comunitária de Saúde na região, acompanhando com dedicação e carinho as famílias da comunidade, promovendo prevenção, cuidado e fortalecendo os vínculos com os serviços de saúde.
- Camila Vescovi Lima é médica formada pela faculdade Multivix, com residência em Medicina de Família e Comunidade pela Prefeitura Municipal de Cariacica, pós graduada em nutrologia e pós graduanda em psiquiatria. Atuou como professora universitária por 4 anos. Atualmente atendo na minha clínica Casa 85 e na Unimed Vitória.
- Danielly Abreu Xavier é psicóloga formada pela PUC/MG, mestre em Psicologia Institucional pela UFES e especializada em Saúde Coletiva/Saúde Mental. É uma das fundadorasda ABEPS e do GTPSES, além de Conselheira do CRP. Atua na Prefeitura Municipal de Vitória desde 2006, onde foi Coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental e psicóloga no SASVV (atualmente Casa Rosa). Atualmente, trabalha na UBS de Andorinhas, contribuindo para a saúde mental da comunidade capixaba.
- Danilo Pianca
- Douglas Lírio Rodrigues
- Drieli Santana de Mendonça é enfermeira formada pelo ProUni, com 16 anos de experiência na área, dos quais 13 foram dedicados à saúde pública como profissional concursada. Durante a pandemia, trabalhou na linha de frente, mostrando resiliência e comprometimento com a população capixaba. Também atuou por 3 anos como presidente da comissão de ética do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).
- Elda Coelho de Azevedo Bussinguer é professora, pesquisadora e ativista com atuação destacada nas áreas de bioética, direito à saúde e direitos humanos. Doutora em Bioética pela UnB e pós-doutora em Saúde Coletiva pela UFRJ, também é formada em Direito e Enfermagem. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Direito da FDV, preside a Sociedade Brasileira de Bioética e escreve para o jornal A Gazeta. Sua trajetória é marcada pela defesa de políticas públicas inclusivas e pela promoção da justiça social.
- Ethel Leonor Noia Maciel é uma enfermeira, epidemiologista e professora brasileira, reconhecida por sua atuação na saúde pública, especialmente no combate à tuberculose. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), possui mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela UFRJ, doutorado em Saúde Coletiva/Epidemiologia pela UERJ e pós-doutorado pela Bloomberg School of Public Health da Universidade Johns Hopkins. Foi Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde de 2023 até março de 2025, período em que liderou iniciativas como a recertificação do Brasil como país livre do sarampo e a criação do Centro Nacional de Inteligência Epidemiológica e Vigilância Genômica. Atualmente, é professora titular na UFES e colunista de ciência nos veículos A Gazeta e CBN Vitória.
- Fabiana Rosa Neves Smiderle é enfermeira e professora de ensino superior. Doutora em Pediatria e Saúde da Criança pela PUCRS (2019), mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local (2012), e graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela UFES (2002). Possui especializações em Enfermagem no Paciente Crítico, Gestão em Saúde e Docência do Ensino Superior. Atua como coordenadora e docente do curso de Enfermagem da EMESCAM e docente do mestrado em Políticas Públicas da mesma instituição. É editora executiva da revista Clinics Biopsychosocial e revisora do Journal of Human Growth and Development.
- Fernando Furtado de Melo é médico com pós-graduação em Neurologia Clínica. Atuou como médico socorrista do SUS em urgência e emergência, e atualmente trabalha no Hospital Meridional de Cariacica.
- Franciele Marabotti Costa Leite é enfermeira e epidemiologista, professora da UFES desde 2009. É pesquisadora do CNPq, com foco nas epidemiologias das violências ao longo dos ciclos de vida, especialmente envolvendo mulheres, crianças e adolescentes. Líder e fundadora do LAVISA – Laboratório de Estudos sobre Violência, Saúde e Acidentes.
- Glicia Conceição Manso Paganotto é profissional da saúde com mais de 23 anos de atuação na Saúde Mental no estado e na rede municipal de Vitória. Pioneira da Arteterapia no Espírito Santo, é fundadora e atual presidente da Associação de Arteterapia do ES, além de fundadora e docente do Instituto Fênix de Humanização.
- Iraci Aparecida Marques de Oliveira tem 46 anos, dedica-se à saúde pública há 20 anos. Enfermeira e especialista em Estratégia de Saúde da Família pela UFES, é servidora efetiva da Prefeitura de Vitória há 18 anos, dos quais 5 foram dedicados à gestão de UBS. Atualmente, coordena o Programa Saúde do Escolar e o Programa de Tabagismo na UBS Vitória. É apaixonada pelo SUS e pela profissão.
- João Paulo Guidoni é psicólogo formado pela UVV, com pós-graduações em Estratégia de Saúde da Família (Estácio de Sá) e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Fiocruz), além de mestrado em Psicologia pela UFES. Servidor efetivo da Prefeitura de Vitória desde 2012, atuou por seis anos no Capsi Infantil e atualmente integra a equipe do Consultório na Rua, atendendo a população em situação de rua.
- José Ubaldo Júnior é enfermeiro nefrologista, diretor e sócio da CliniRim – Clínica do Rim, o maior centro de hemodiálise do Espírito Santo.
- Juana Zanchetta é médica, formada pela Faculdade Multivix (2013), pós-graduada em Saúde da Família e Comunidade pelo Ministério da Saúde e especializada em Ginecologia e Obstetrícia pela residência do Hospital Municipal do Campo Limpo (2018). Também possui curso de extensão em Ginecologia Endócrina pelo Hospital Sírio Libanês e capacitação em colposcopia pela CETRUS. Atua como ginecologista concursada da Prefeitura de Vitória, plantonista em maternidades da Grande Vitória e realiza atendimentos em seu consultório, o Casa 85, além de integrar o COPEMI (comitê de mortalidade materno infantil de Vitória).
- Juliana Brunoro de Freitas é psicóloga graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo, com mestrado em Psicologia pela mesma instituição. Atua na saúde mental como psicóloga clínica e tem participação ativa na Política Estadual sobre Drogas.
- Juliana de Paula Peixoto é filha de Elza e Rubens, endocrinologista apaixonada por educação em diabetes e entusiasta do estilo de vida saudável. É diretora científica da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD/ES).
- Juliana Pedrosa Sarmento é sócia e coordenadora da pós-graduação da Naked Academy. Atua nas áreas de docência e pesquisa em Psicobiologia e Farmacologia, Patologia Clínica, Ozonioterapia e Práticas Integrativas, além de Estética Avançada.
- Juliano Celestino de Freitas
- Jullia Tolentino Oliveira é técnica de enfermagem, tem 22 anos e é moradora de Gurigica. Foi nos passos do avô, Luiz Paulo, que Jullia encontrou o caminho da sua vocação. Acompanhá-lo nas idas e vindas do cuidado despertou nela o desejo de fazer a diferença na vida das pessoas. Desde então, dedica sua juventude à saúde coletiva. Já passou pelo PA da Praia do Suá, pelo Hospital Santa Bárbara — antiga Clínica dos Acidentados — e também pela UBS do Centro, Geny Grijó. Em cada lugar, deixou um pouco de si: atenção, empatia e o compromisso de quem escolheu cuidar como forma de amar.
- Karina Fardin Fiorotti é enfermeira formada pela UFES, especialista em Obstetrícia e Atenção Primária à Saúde. É mestre em Enfermagem e doutora em Saúde Coletiva, além de pesquisadora do LAVISA – Laboratório de Estudos sobre Violência, Saúde e Acidentes. Atualmente, integra a equipe assistencial do PAVIVIS, Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual do HUCAM/UFES.
- Karina Zambelli Marques é enfermeira, formada pela Faculdade Salesiana de Vitória. Especialista em Enfermagem em Emergência e em UTI Neonatal Pediátrica, atualmente cursa pós-graduação em Enfermagem Obstétrica. Com sólida experiência na área, atuou em maternidade de alto risco e no apoio diagnóstico terapêutico. Atualmente, é enfermeira assistencial no Centro de Oncologia e Terapia da Dor do MedSenior.
- Lacy Ramos Junior é médico graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como socorrista no Hospital Dório Silva, é clínico geral e pós-graduado em Medicina do Trabalho.
- Leonardo França Vieira iniciou sua carreira como Técnico de Enfermagem em centro cirúrgico e hemodinâmica, formando-se em Enfermagem em 2007. Especialista em emergência, atuou no SAMU 192 por 13 anos. É mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local e pós-graduando em Estomaterapia pelo Hospital Albert Einstein. Sócio-proprietário da QAPh Treinamentos, atualmente é Diretor Secretário do Coren-ES.
- Letícia Altafim Bersot Santana é assistente social, negra, formada pela UFES, com especialização em Saúde da Família pela mesma universidade. Atua há 17 anos na Unidade de Saúde Vitória e, nos últimos dois anos, integra a equipe do Consultório na Rua Centro. Defende diariamente os direitos à vida e à dignidade da população em situação de rua.
- Letícia Nascimento Santiago, 26 anos, é técnica de enfermagem. Casada com Helder, está grávida de seu filho Théo. Mora no Forte São João 3 Maria Vitória e trabalha atualmente no Hospital Estadual de Urgência e Emergência, no pronto-socorro.
- Lorrayne de Almeida Pereira Rodrigues é enfermeira, graduada há seis anos, com especialização em áreas assistenciais. Possui trajetória em instituições públicas e privadas. Integra a equipe de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Santa Rita de Cássia, atuando com foco na segurança do cuidado e excelência em saúde.
- Lúcia Helena Feu dos Santos é viúva, mãe de dois filhos e avó de três netos. Atua na área da saúde desde 1989, com experiência como auxiliar de enfermagem e técnica de laboratório. Trabalhou em diversos hospitais e clínicas, destacando-se pelo atendimento humanizado e pela excelência na coleta de materiais biológicos. Atualmente, continua dedicada às funções laboratoriais na Prefeitura de Vitória.
- Luciano Pereira do Nascimento é farmacêutico bioquímico, especialista em Análises Clínicas e Hemato-Imunologia. Atuou na APAE de Vitória com diagnóstico neonatal, foi responsável por setores de bioquímica e imunologia no Hospital Dório Silva e trabalhou no HIMABA e no Hospital Estadual Central. Desde 2023, atua como farmacêutico clínico no Centro de Referência de IST/Aids de Vitória.
- Luiz Carlos Reblin é enfermeiro e atualmente superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Espírito Santo. Com uma carreira marcada pelo compromisso com a saúde pública, Reblin se destacou especialmente no enfrentamento da pandemia de COVID-19. Sua dedicação à Enfermagem e à melhoria da saúde no estado é um exemplo de liderança e empenho, sempre focado na qualidade e no bem-estar da população capixaba.
- Magaly Ferreira Soares é mulher preta, terceira filha de sete, criada por sua mãe, Marlene Ferreira Soares. Técnica de enfermagem de formação, é concursada como auxiliar de enfermagem na Prefeitura Municipal de Vitória desde 26 de dezembro de 2007, atuando na Unidade de Saúde Vitória. Atualmente, cursa graduação em Gerontologia. Ressalta que, entre agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem, a maioria são mulheres e afrodescendentes, que formam a base da pirâmide da saúde.
- Manoel Rodrigues Lima Neto é Médico formado pela EMESCAM e especializado em Infectologia pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado (RJ). Com destaque na área de HIV/AIDS desde 2014, Dr. Manoel atua no Hospital Estadual Dr. Dório Silva e no Centro de Referência em IST/AIDS de Vitória, oferecendo cuidado integral, tratamento clínico e acolhimento humanizado a pessoas vivendo com HIV.
- Marcelo da Silva Pereira Júnior é Médico formado pela UFES, com 32 anos, atua nas Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimento. Sente-se realizado ao atender a população com um cuidado humanizado e de qualidade, compreendendo suas necessidades de forma próxima.
- Márcia Carmelia Carneiro Lopes é agente Comunitária de Saúde desde 2003, atua na US Vitória, com foco no bem-estar físico e mental dos pacientes. Acredita que a prevenção é a melhor forma de minimizar agravos, e tem orgulho de contribuir para a qualidade de vida da comunidade com dedicação e amor.
- Marcos Sampaio Meireles é psiquiatra formado pela Universidade Paris XI e mestre em Psicopatologia e Neurobiologia pela Universidade Paris VI. É professor da disciplina de Psiquiatria na EMESCAM, orientador da Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LIAPSI) e tutor honorário da Residência Médica em Psiquiatria do ICEPi.
- Marcos Vinicius da Silva Cordeiro é fonoaudiólogo sanitarista, mestre e doutorando em Saúde Coletiva pela UFES. Atua como Articulador Interfederativo do Espírito Santo na Bacia do Rio Doce, pelo Ministério da Saúde. É pesquisador nas áreas de saúde coletiva, epidemiologia e política de saúde, com foco em racismo estrutural e saúde da população negra. Integra o GT Racismo e Saúde da ABRASCO, o NUPGASC e o Laboratório de Epidemiologia da UFES.
- Margareth Attianezi Bracet é fonoaudióloga, doutora em Saúde Coletiva, professora e atual coordenadora do curso de Fonoaudiologia da UFES. Celebra seus 39 anos de profissão dedicados à construção e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Acredita que a saúde é um direito humano fundamental e que o SUS é o maior orgulho nacional.
- Maria da Penha Bernardina Fagundes nasceu em Colatina em 19 de maio de 1969. Cursou auxiliar de enfermagem no Senac em 1991, iniciou sua carreira no Hospital Evangélico, onde trabalhou até 1994. Nesse mesmo ano, passou em concurso público do Estado do Espírito Santo, atuando no pronto-socorro do Hospital São Lucas. Após a terceirização do hospital, passou a atuar no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória. Em 2007, foi aprovada no concurso da Prefeitura Municipal de Vitória como auxiliar de enfermagem, atuando na Unidade de Saúde Geni Grijó. Possui 34 anos de atuação na área, fez o curso complementar de técnico em enfermagem pelo antigo PROFAE e participou de diversas campanhas de vacinação, visitas domiciliares e ações na linha de frente da COVID-19.
- Marta Priscila Dantas de Macedo é enfermeira graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e atua como docente em curso técnico de enfermagem. É especialista em acupuntura e desenvolve atividades voltadas às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Atualmente, é conselheira no Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) e no Conselho Municipal de Saúde de Vitória.
- Matheus Poncio Caucho é formado em Fisioterapia pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Atualmente, seu próximo plano é seguir os estudos na pós-graduação em Saúde.
- Mônica Patrícia Gomes Machado é psicóloga e mestra em Psicologia Institucional pela UFES. Com vasta experiência, atua como supervisora no ICEPI/SESA e tem experiência como professora universitária. Mônica também é consultora em Políticas Públicas de Juventude e Gestão de Políticas Públicas de Juventude, com atuação na Consultoria UNESCO.
- Nair Aparecida Lucas Souza é mãe de dois filhos e avó de dois netos. Iniciou sua trajetória profissional em 2003, realizando cursos de cuidadora pelo Senac e pela Faculdade Unimed. Posteriormente, formou-se como técnica de enfermagem pelo Cepes. Atualmente, atua tanto no setor privado quanto no Hospital São Lucas.
- Nierson Florentino (Nick) é assistente de farmácia e atua na rede municipal desde 2009. Atualmente, está lotado na UBS Andorinhas e na equipe de suporte da farmácia do Pronto Atendimento Praia do Suá. É psicólogo de formação e pós-graduado em Saúde Mental. Acredita na possibilidade de oferecer um serviço público de saúde de qualidade e se dedica a prestar atendimento qualificado aos munícipes.
- Norma Nicotera é psicóloga formada há 30 anos. Sua trajetória profissional começou em 1983, em uma fundação de pesquisa em saúde e medicina do trabalho, quando ainda havia concluído apenas o ensino médio. Foi nesse ambiente, cercada de mestres e doutores, que decidiu ingressar na graduação em Psicologia, motivada por seu interesse em saúde mental e comportamento humano. De 1992 a 2001, atendeu em consultório próprio em São Paulo. Mudou-se para o exterior, onde validou seu diploma, atuou com crianças neurodivergentes em escolas e prestou apoio psicológico a pacientes com dores crônicas. Em 2009, retornou ao Brasil e estabeleceu-se em Vitória, onde mantém seu consultório. Para ela, trabalhar com saúde é uma troca valiosa de cuidado e aprendizado.
- Patrícia Hulle é enfermeira, servidora pública em Vitória desde 1992 e graduada pela UFES. Possui especializações em Saúde Coletiva, Auditoria em Saúde e Gerência de UBS. Atuou em diversas frentes da saúde, incluindo urgência, UTI infantil, atenção primária e auditoria. Teve papel fundamental na implantação da ficha de notificação de violência sexual e na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Atualmente, trabalha como enfermeira assistencial nas UBS Forte São João (Vitória) e CTA/SAE (Serra).
- Patrícia Santos Martins é psicóloga no SUS desde 2002, formada pela UFES, especialista em Psicologia da Saúde e Gestão de RH. Esteve no conselho fiscal na gestão anterior do Sindicato dos psicólogos do ES, na gestão atual (2023/2027) ocupa o cargo de Diretora de Administração e Finanças, ela encara com energia este desafio de realizar as tarefas inerentes da tesouraria da entidade. Atua também como Tesoureira da FENAPSI (Federação Nacional dos Psicólogos). Servidora estatutária do município de Vila Velha desde 2015, quando entrou como coordenadora da área técnica de saúde mental. Quando saiu da coordenação técnica foi para a UBS Coqueiral de Itaparica atuar como psicóloga da equipe E-Multi. Está cedida para o trabalho do SINDPSI-ES desde 13 de fevereiro de 2025.
- Pedro Affonso Godinho de Alcântara é médico formado pela UFES, Pedro iniciou sua carreira como programador, mas buscava uma conexão mais direta com as pessoas. Ao ingressar em Medicina, uniu sua paixão por tecnologia e cuidado com o próximo. Atualmente, atua no Espírito Santo, focando em medicina de qualidade e desenvolvimento tecnológico, sempre com compromisso com o SUS.
- Peterson do Nascimento é assistente administrativo municipal. Atua na Secretaria de Saúde e está lotado na Unidade de Saúde Jabour desde 2012.
- Rafael Cardoso Gomes é psicólogo da saúde e sanitarista, doutorando em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Possui mestrado em Saúde Pública (2022) pela ENSP/FIOCRUZ, é especialista em Psicologia da Saúde, Psicanálise e Gestão em Saúde Pública. Graduado em Psicologia pelo ISECENSA. É servidor público estatutário na Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha (ES), atuando no momento no eMULTI da Atenção Primária em Saúde. Tem experiência em Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde, Atenção Básica, Estratégia de Saúde da Família e Saúde Mental, atuando principalmente com os temas: Saúde Pública, Saúde Coletiva, Saúde Mental, Masculinidades, Relações Raciais e Homofobia.
- Reginaldo Aleixo atua no Hospital HIMABA como gerente de almoxarifado, sendo também responsável pelas áreas de recepção, portaria, hotelaria, tecnologia da informação (TI) e limpeza. Foi gerente de eventos por mais de 12 anos, fiscal de concessão pública da Prefeitura de São Mateus por dois anos, assessor parlamentar na Assembleia Legislativa por sete anos, assessor na Vice-Governadoria por um ano e supervisor de operação de frota do SAMU nas regiões Norte e Noroeste por dois anos.
- Robson Brandão Neves é administrador com mais de 23 anos de experiência em gestão pública e privada. Atua como conselheiro federal de administração, representando os profissionais do Espírito Santo no Conselho Federal de Administração. É gerente administrativo e responsável técnico no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves – HIMABA, além de diretor da APAE Vitória.
- Romilda Frutuozo da Conceição é moradora de São Cristóvão e dedica-se com amor e compromisso à área da saúde desde 2001. Atuando como Agente Comunitária de Saúde, Romilda é reconhecida por sua dedicação incansável ao bem-estar da comunidade, construindo laços de confiança e promovendo cuidados essenciais com sensibilidade e empatia.
- Rosangela Silvares é enfermeira, trabalha na Prefeitura de Vitória desde 1995, com passagem por diversas unidades de saúde. Atuou na linha de frente durante a pandemia de Covid-19 na US de Jardim Camburi, onde segue até hoje. Ama a profissão e tem verdadeiro compromisso com o cuidado em saúde.
- Roseane Rodrigues dos Santos é servidora da Prefeitura Municipal de Vitória há quase 20 anos, concursada como técnica em saúde bucal. Trabalhou por 15 anos na Estratégia Saúde da Família e, desde 2020, compõe a equipe do Consultório na Rua Centro, realizando atendimentos, encaminhamentos e cuidados à população em situação de rua.
- Samantha Alves Crhisti é enfermeira formada pelo Centro Universitário Salesiano e pós-graduada em Obstetrícia pela EMESCAM. Dedica-se ao cuidado de mulheres em todas as fases do ciclo materno.
- Samira Rangel da Costa Freire é enfermeira graduada pela UFES, com 15 anos de atuação no SUS. Foi servidora efetiva nos municípios de Cariacica e Serra e, desde 2015, integra o quadro efetivo de Vitória. Atuou no Centro de Referência do Idoso e atualmente trabalha no Pronto Atendimento da Praia do Suá.
- Samira Zouain da Rocha é médica pediatra, servidora pública aposentada da Prefeitura de Vitória (PMV) e em exercício no estado. Atuou por 23 anos na área de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, com destaque para sua participação nas estratégias de combate à pandemia de Influenza (2009) e à Covid-19.
- Sátina Pimenta é psicóloga clínica, advogada, mestre em Administração e especialista em diversas áreas ligadas à saúde e ao direito. Com quase 20 anos de experiência, atua como Pró-Reitora e coordenadora do curso de Psicologia da Estácio Vitória. Seu trabalho é marcado pelo compromisso com a inclusão, a saúde mental e o apoio a populações vulneráveis, além de se destacar como palestrante em temas como resiliência, inteligência emocional e bem-estar.
- Scheila Rodrigues Teixeira Rodrigues é casada e mãe atípica de um menino de 11 anos. Atua como auxiliar de enfermagem na Unidade de Saúde de Vitória há 17 anos, local que escolheu por acreditar na importância do programa para o cuidado com a saúde da população.
- Sofia Laine Alves atua na área desde 2003. Por meio de sua profissão, faz a ponte entre a unidade de saúde e a comunidade, compreendendo as necessidades familiares como um todo para desenvolver um trabalho eficaz.
- Taynah Alves Rocha Repsold é médica de família e comunidade pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Atuou nas unidades de saúde do Centro de Vitória e da Praia do Suá. É mestre e doutoranda em Doenças Infecciosas pela UFES. Publicou artigos científicos e capítulo de livro com foco em doenças infecciosas, saúde pública, insegurança alimentar e estilo de vida. No ICEPi, foi supervisora de programas de residência médica e orientou trabalhos de conclusão. Atuou no Telessaúde ES produzindo Segundas Opiniões Formativas. Desde a graduação, participou de projeto de extensão no Hospital Colônia Pedro Fontes, com ações sociais e estudos sobre hanseníase. Atualmente, atua na equipe de Atenção Primária da Unimed Vitória em diversos municípios da Grande Vitória. É fundadora e responsável técnica da Clínica Castanheiras, que reúne mais de 30 profissionais da saúde na Praia da Costa.
- Valber Dias Pinto é médico psiquiatra e psicoterapeuta. Formado em Medicina pela UFES, também é Mestre em Ciências Fisiológicas pela mesma instituição. Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria, possui pós-graduação em Psiquiatria pela Universidade Estácio de Sá e em Medicina do Trabalho pela EMESCAM. É conhecido por sua empatia, ética e compromisso com o bem-estar de seus pacientes.
- Vanessa Silva é fisioterapeuta com atuação destacada em fisioterapia, massoterapia e terapias manuais. Comprometida com um cuidado humanizado e integral, alia técnica, empatia e responsabilidade social em sua prática. Seu trabalho tem promovido saúde, qualidade de vida e recuperação funcional a inúmeros pacientes.
- Verônica Rocha de Souza, 37 anos, mãe de dois filhos, é agente comunitária de saúde desde 2012, atuando no bairro Tabuazeiro, em Vitória (ES), onde reside desde 2001. Comprometida com a promoção da saúde e o bem-estar dos moradores, construiu uma relação próxima com a comunidade, atuando com empatia, responsabilidade e dedicação no acompanhamento das famílias e na prevenção de doenças.
- Wilton José Patrício
- Zélia Sandra Souza da Silva do Nascimento é agente de combate a endemias. Desde 2004, atua nos territórios das unidades de saúde Jabour e Maria Ortiz.